Processo de picking com realidade visual ampliada

KiSoft Vision é uma interessante tecnologia para suporte do processo de picking que elimina a utilização de listas de separação e facilita a localização de materiais no interior do armazém. Neste processo o funcionário utiliza um headset integrado com uma câmera e um visor no qual todas as informações relevantes à separação são exibidas integrando imagens reais com virtuais. Ao iniciar o serviço, o funcionário efetua sua conexão com a planta e se identifica no sistema utilizando a própria câmera do headset que atua como um scanner. Em seguida ele captura os dados de identificação do equipamento de movimentação destinado a armazenar os produtos. O sistema passa então a indicar a direção a ser tomada, assim como distância em metros a ser percorrida e a exata localização do primeiro material a ser recolhido. No visor o funcionário tem acesso à imagem do produto a ser separado com as respectivas etiquetas de identificação e quantidades. Dessa forma, após localizar o material, ele pode efetuar uma comparação visual com a imagem do visor antes de concluir a separação. A câmera então captura os dados de identificação dos materiais expostos nas respectivas etiquetas de identificação e registra a separação. Em seguida o visor passa a indicar o próximo material disponível para picking e assim sucessivamente até a conclusão total do serviço.  O sistema já considera entre os produtos a serem separados a melhor rota para reduzir o percurso e o tempo de separação. Durante todo processo o funcionário tem suas mãos completamente livres para execução do trabalho. Tudo que ele deve fazer é se deixar guiar pelo equipamento e recolher aquilo que estiver sendo indicado pelo sistema. Dessa forma, os riscos de erros durante a separação podem ser radicalmente reduzidos ou até mesmo eliminados. A facilidade de uso da tecnologia reduz o tempo necessário para treinamento de pessoal e provavelmente pode ser melhor utilizada em armazéns onde são estocados centenas ou mesmo milhares de itens, principalmente em processos de separação de materiais de dimensões reduzidas e de alto valor agregado, onde os riscos de erros podem trazer consequências mais graves, como por exemplo, separação incorreta de produtos farmacêuticos e hospitalares ou mesmo de componentes eletrônicos. A tecnologia pode se adaptar ao layout atual dos armazéns dispensando significativas mudanças estruturais. Segundo a KNAPP, empresa austríaca que desenvolveu o sistema, a tecnologia já vem sendo utilizada pela indústria automobilística. Para o pessoal que curte tecnologia e melhoria contínua dos processos vale a pena conferir pelo vídeo publicado no YouTube a seguir.

De acordo com a KNAPP, o centro logístico da Michael Pachleitner Group em Nuremberg na Alemanha, já estaria utilizando o KiSoft Vision desde setembro de 2012 em seus processos de produção de óculos de sol da Red Bull Racing Eyewear.

Raimundo Oliveira

Cientista Político e Social e Profissional de gerenciamento da cadeia de suprimentos

Sobre Oliveira

I'm a Social Scientist interested to study and provide analysis of global relevant issues. I'm bachelor in Social Sciences at Federal Fluminense University, and also earned Logistics degree from Paulista University and postgraduate in Business Management at INPG / Castelo Branco University, Brazil. For professional contact send an email to rrsoliveira@hotmail.com
Esse post foi publicado em Supply Chain Management e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma réplica

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s