Processo de picking com realidade visual ampliada

KiSoft Vision é uma interessante tecnologia para suporte do processo de picking que elimina a utilização de listas de separação e facilita a localização de materiais no interior do armazém. Neste processo o funcionário utiliza um headset integrado com uma câmera e um visor no qual todas as informações relevantes à separação são exibidas integrando imagens reais com virtuais. Ao iniciar o serviço, o funcionário efetua sua conexão com a planta e se identifica no sistema utilizando a própria câmera do headset que atua como um scanner. Em seguida ele captura os dados de identificação do equipamento de movimentação destinado a armazenar os produtos. O sistema passa então a indicar a direção a ser tomada, assim como distância em metros a ser percorrida e a exata localização do primeiro material a ser recolhido. No visor o funcionário tem acesso à imagem do produto a ser separado com as respectivas etiquetas de identificação e quantidades. Dessa forma, após localizar o material, ele pode efetuar uma comparação visual com a imagem do visor antes de concluir a separação. A câmera então captura os dados de identificação dos materiais expostos nas respectivas etiquetas de identificação e registra a separação. Em seguida o visor passa a indicar o próximo material disponível para picking e assim sucessivamente até a conclusão total do serviço.  O sistema já considera entre os produtos a serem separados a melhor rota para reduzir o percurso e o tempo de separação. Durante todo processo o funcionário tem suas mãos completamente livres para execução do trabalho. Tudo que ele deve fazer é se deixar guiar pelo equipamento e recolher aquilo que estiver sendo indicado pelo sistema. Dessa forma, os riscos de erros durante a separação podem ser radicalmente reduzidos ou até mesmo eliminados. A facilidade de uso da tecnologia reduz o tempo necessário para treinamento de pessoal e provavelmente pode ser melhor utilizada em armazéns onde são estocados centenas ou mesmo milhares de itens, principalmente em processos de separação de materiais de dimensões reduzidas e de alto valor agregado, onde os riscos de erros podem trazer consequências mais graves, como por exemplo, separação incorreta de produtos farmacêuticos e hospitalares ou mesmo de componentes eletrônicos. A tecnologia pode se adaptar ao layout atual dos armazéns dispensando significativas mudanças estruturais. Segundo a KNAPP, empresa austríaca que desenvolveu o sistema, a tecnologia já vem sendo utilizada pela indústria automobilística. Para o pessoal que curte tecnologia e melhoria contínua dos processos vale a pena conferir pelo vídeo publicado no YouTube a seguir.

De acordo com a KNAPP, o centro logístico da Michael Pachleitner Group em Nuremberg na Alemanha, já estaria utilizando o KiSoft Vision desde setembro de 2012 em seus processos de produção de óculos de sol da Red Bull Racing Eyewear.

Raimundo Oliveira

Cientista Político e Social e Profissional de gerenciamento da cadeia de suprimentos

Sobre Raimundo Oliveira

I'm a Social Scientist interested to study and provide analysis of global relevant issues. For professional contact send an email to rrsoliveira@hotmail.com
Esse post foi publicado em Supply Chain Management e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma réplica

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s