O Brasil em transformação

economiaEsta semana estive observando as análises de alguns analistas financeiros e percebi como estão animados com a queda dos juros, e com as reformas estruturais em curso rumo a uma economia mais competitiva e inovadora. A geração de mais de 700 mil empregos nos nove primeiros meses de governo é por si só um forte sinal de recuperação. Estão claramente animados com entrada de novos investidores e com a guinada liberal na economia que está se formando e ganhando cada vez mais impulso.

De minha parte estava convicto que nossa economia reagiria assim tão logo vi Paulo Guedes e cia no time de Bolsonaro durante a campanha presidencial. As atribulações midiáticas, políticas e ideológicas que estão ocorrendo são até normais em uma sociedade dominada pelo socialismo ou por seus conceitos retrógados em prática por mais de 20 anos. Algumas vezes daremos três passos a frente e um para trás, mas continuaremos avançando. O sistema velho e apodrecido vigente, firmemente infiltrado na sociedade, na mídia e instituições não quer morrer e lutará com tudo que tem para ficar.

A pauta ideológica, muitas vezes ignorada pelos analistas da área econômica, também é muito importante, já que se faz necessário uma mudança profunda de mentalidade do padrão atual, super dependente do governo, para um modelo empreendedor, técnico e independente que vai garantir uma nova maneira de pensar, e por consequência, garantir a estabilidade das reformas que ainda estão por vir nas áreas econômica, tributária, educacional e administrativa. Sem uma profunda reforma na educação, principalmente na de base, visando os próximos trinta anos, que aposente os conceitos ideológicos retrógados dos antigos governos, e suas práticas corruptas, corremos o risco de perder tudo o que está sendo conquistado até agora.

O país precisa de desenvolvimento, empregos e de milhares de pequenos negócios para garantir que as pessoas possam contribuir com sua habilidade inovadora, assim como se sustentar sem depender do Estado e viver com independência e dignidade. A abertura da economia aos investidores externos pode abrir um leque imenso de oportunidades, principalmente em áreas de alta sofisticação tecnológica, e contribuir para a formação de mão de obra especializada e redução do desemprego.

Todo esse conjunto de reformas ainda por vir enfrentará resistências, mas seguirá adiante. Certamente não será fácil. A política por si só impõe muitas resistências. Apesar de tudo a pauta de reformas econômicas deve avançar até mais rápido, já que o pessoal do centro político lá no Congresso, corruptos ou não, também tem muitos negócios e de alguma forma sairão beneficiados com o aperfeiçoamento e crescimento da economia. Apesar das resistências não terão outra saída a não ser se adaptar aos novos tempos, já que perceberam que não dá mais para buscar subsídios, proteção e apoio governamental.

Vamos em frente, mas atentos aos retrógados e sabotadores que querem desestabilizar o governo com falsas notícias, ou ainda por meio da insegurança jurídica, ao modificar entendimentos e leis que beneficiem os corruptos e junto com eles milhares de bandidos.

Raimundo Oliveira.
Cientista Social.

Sobre Raimundo Oliveira

I'm a Social Scientist interested to study and provide analysis of global relevant issues. For professional contact send an email to rrsoliveira@hotmail.com
Esse post foi publicado em Opinião e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma réplica

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s