Coronavírus – arma potente contra o capitalismo

coronavirusEnquanto a quarentena radical estiver sendo praticada aqui no Brasil e toda cadeia produtiva estiver sendo destruída, situações absurdas, como desemprego em massa e de intervenção do Estado na economia se tornarão a regra. Já estão até com projeto para suspender o pagamento de alugueis, mesmo para aqueles que dependem disso para sobreviver. Só estão começando. Ninguém garante que a quarentena que está sendo praticada funcionará. Há especialistas sem voz que defendem outra abordagem, ou seja, precisamos proteger os vulneráveis e os demais devem trabalhar com algum grau de proteção, pois somente quando a maioria da população gerar anticorpos a epidemia terá fim. Se nos escondermos vamos postergar o fim. Mas um detalhe é inevitável. Se as empresas quebrarem e a economia for destruída, o número de mortes será ainda maior. Muito maior.

No Japão e Coreia do Sul outros métodos de lidar com a pandemia são praticados e estão funcionando sem destruir o sistema e não estão apresentando na saúde das pessoas, impactos tão diferentes do nosso, que estamos com a economia quase parada. Mas nenhuma destas experiencias tem sido analisada seriamente, pelo menos para verificar o que poderia ser útil aqui. Cada país tem sua característica, de clima, de perfil da população, de idade, de obesidade, de doenças regionais, etc. que são importantes para se analisar, compreender e depois tomar decisões dificeis. Não se verifica por aqui que poderia haver um método ou combinação de métodos que poderia ser aplicado nas diferentes regiões do país, segundo as respectivas características regionais. Os políticos, hipnotizados pela mídia militante, apenas optam pela solução mais simples e cômoda: para tudo. É neste momento que se percebe o grau de competência dos governantes frente ao inesperado.

Socialistas e comunistas estão muito felizes assistindo este altíssimo grau de intervenção do Estado na economia e do quanto pior melhor para poderem se apoderar do país quando o caos explodir. Não é a toa que o presidente da Organização Mundial de Saúde foi indicado pelos comunistas chineses. Muita gente não sabe disso. Ele está lá orientando uma quarentena que a título de proteger pessoas quebrará tudo. Até as árvores sabem que o sonho de qualquer comunista é destruir a economia de mercado para implantar o comunismo. Tudo que está acontecendo provavelmente não é por acaso. O vírus e o medo irracional são as armas potentes que podem estar sendo utilizadas contra nós.

Raimundo Oliveira

Cientista Social

Sobre Oliveira

I'm a Social Scientist interested to study and provide analysis of global relevant issues. I'm bachelor in Social Sciences at Federal Fluminense University, and also earned Logistics degree from Paulista University and postgraduate in Business Management at INPG / Castelo Branco University, Brazil. For professional contact send an email to rrsoliveira@hotmail.com
Esse post foi publicado em Opinião e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma réplica

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s