Pandemia corona

Procurei mas não encontrei alguma prova científica que demonstre que quarentena de pessoas saudáveis seja capaz de impedir a progressão de uma pandemia de vírus.

quarentena

Se lockdown (quarentena) desse resultado todos os países que o fizeram e continuam fazendo deveriam estar com a pandemia controlada e em situação melhor que o Brasil em mortes por milhão de habitantes. Pelo contrário, estão piores. Segue alguns exemplos, segundo posição em 03/03/2021 do site worldometers:

Bélgica – 1.905; Reino Unido – 1.817; Itália – 1.633; Portugal – 1.614; EUA – 1.599; Espanha – 1.502; Peru – 1.409 e França com 1.339 mortes por milhão de habitantes.

A Argentina já está com 1.153 mortes por milhão e com quarentena rigorosa desde março 2020. A economia está destruída e 40% da população já está na pobreza e piorando. Mas continuam insistindo no erro. Até parece que tentar resolver o problema usando o mesmo método fracassado indefinidamente vai trazer resultado diferente em algum momento. A prepotência e a opressão já está custando muito caro ao país.

O Brasil está com 1.215 mortes por milhão de habitantes (26ª posição no mundo), mas se adotarmos uma quarentena rigorosa isolando pessoas saudáveis e aglomeradas em casa a pandemia pode piorar bastante e provavelmente vamos ultrapassar a marca dos países que estão piores que o nosso. É preciso ter consciência que o vírus já está nas pessoas, não todas, mas irá junto com elas para dentro de suas casas ou entrará lá quando alguém precisar sair para resolver algum assunto ou apenas para comprar comida. O vírus não irá passear ou tirar férias só porque as pessoas estão recolhidas em casa.

Destruir a economia e desempregar milhões de pessoas somente vai trazer doenças, morte e destruição. Não se pode enfrentar uma pandemia enfraquecendo as pessoas. Que se faça tratamento precoce, que se proteja e trate preventivamente os grupos de risco, que se incremente a vacinação e aguarde seus efeitos, que se prepare o sistema de saúde com os bilhões já enviados pelo governo federal aos governadores em 2020. A vida tem que seguir em frente, com atenção, proteção e responsabilidade. Não se vence uma guerra fugindo e trancafiando as pessoas.

Só quem pode ficar em casa indefinidamente são aqueles muito ricos ou os cidadãos de primeira classe. Aquele grupo de pessoas do funcionalismo público que tem estabilidade de emprego, salários e benefícios garantidos e que vivem as custas dos cidadãos de segunda classe, os pagadores de impostos. Estes rapidamente aderem ao fique em casa sem reclamação alguma, e quem precisar deles que se vire para tentar resolver seu problema online.

Até o final de março e início de abril terão sido aplicadas no Brasil 68 milhões de doses de vacinas, segundo dados do Ministério da Saúde. Tudo isso a depender da capacidade do nosso sistema público de saúde de aplicar a vacinação. Todo grupo de risco, que também inclui os idosos acima de 65 anos, terão sido vacinados ainda em março. Esta ação deverá conter a expansão da pandemia que afeta fortemente o grupo menos resistente e pouco a pouco baixará a pressão sobre o sistema de saúde. Só deveremos perceber alguma melhoria nos internamentos lá pelo final de abril em diante. Até lá ainda passaremos bem apertado, sujeitos as decisões autoritárias e sem embasamento científico de governantes estaduais incompetentes e corruptos.

Raimundo Oliveira

Cientista Social

Sobre Oliveira

I'm a Social Scientist interested to study and provide analysis of global relevant issues. I'm bachelor in Social Sciences at Federal Fluminense University, and also earned Logistics degree from Paulista University and postgraduate in Business Management at INPG / Castelo Branco University, Brazil. For professional contact send an email to rrsoliveira@hotmail.com
Esse post foi publicado em Opinião e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma réplica

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s